comunicação | Notícias

IMG_0443.JPG

Recife em alerta: o fim da TV analógica se aproxima

Para que o sinal analógico seja desligado, 90% dos lares da região devem estar aptos a receber o sinal digital de TV aberta. Segundo informações do Kantar Ibope, em 10 de julho, esse número alcançava 86,1%.
13/07/2017

A menos de duas semanas para o fim das transmissões analógicas de TV no Recife e em outras 13 cidades pernambucanas, marcado para 26 de julho, 74% dos kits digitais gratuitos foram distribuídos às famílias de baixa renda que participam de um dos 22 programas sociais do governo federal.

A estimativa inicial era que 608.259 kits com antena digital, conversor e controle remoto fossem distribuídos até a data prevista para o desligamento do sinal analógico, mas até o dia 9 de julho, 157.420 faltavam ser entregues.

Para que o sinal analógico seja desligado, 90% dos lares da região devem estar aptos a receber o sinal digital de TV aberta. Segundo informações do Kantar Ibope, em 10 de julho, esse número alcançava 86,1%. Distribuir os 26% restantes dos conversores, e, principalmente, instalá-los, é o maior desafio para as emissoras de TV e para a Seja Digital, empresa responsável pelo desligamento em todo o Brasil.

O distrito de Abreu e Lima foi o que apresentou menos entregas. Até o momento, foram destinados 59% dos kits previstos para o local.

Para o diretor geral da ABERT, Luis Roberto Antonik, é importante que a comunidade tenha consciência da importância da retirada dos kits. “Talvez a divulgação não tenha sido suficiente ou a população ainda não tenha entendido a importância de solicitar o kit dentro do prazo. Quem já se adequou deve avisar a vizinhos e familiares que o prazo está acabando. Além disso, a Patrulha Digital vai de casa em casa instalar os equipamentos. São tantas facilidades, que é melhor não deixar para depois!”, alerta Antonik.

A Seja Digital está realizando com frequência Feirões Digitais para que a população possa solicitar e adquirir os kits conversores. Nos dias 15 e 22 de julho, o Feirão acontecerá no Shopping Boa Vista, no Recife, de 9h às 21h.

Além disso, a equipe da Patrulha Digital está visitando as casas para ajudar os moradores a adequar a TV ao novo sinal. Ao todo, 18 mil alunos do Senai e do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) foram treinados para integrar a equipe. Karollayne Pessoa, uma das estudantes capacitadas que participaram da Patrulha Digital, se diz emocionada com o trabalho que está realizando. “É uma honra e é muito gratificante saber que estou contribuindo com uma pequena mudança, mas que faz toda a diferença. Adquiri conhecimentos, tanto na área técnica como na área social ao interagir com o público. Uma vez, visitei uma senhora que adquiriu o kit há um mês e não tinha instalado. Ela via a TV na casa dos vizinhos e me agradeceu muito porque agora podia ver TV na sala da casa dela”, lembra ela.

O aluno David também conta sobre os momentos gratificantes que o trabalho junto aos moradores pernambucanos proporcionou. “No meu primeiro dia, entramos em uma casa onde uma senhora assistia a uma televisão de tubo. Todos os canais estavam com chuvisco e quase não se via nada. Entendi que se tratava de uma senhora de mais de 80 anos que mal conseguia se levantar da cama e tinha indícios de perda de memória e muita fragilidade. Quando instalamos o kit, o sorriso daquela senhora me vez ver que se a Patrulha acabasse naquele dia eu já estaria realizado. Aprendi que não preciso de muito para ajudar o próximo, pois nosso conhecimento e disposição são o que importa para fazer nossa sociedade melhor. Isso me motivou a participar de mais ações e ajudar as comunidades carentes”, diz.

A Patrulha Digital estará em Ipojuca, no dia 14, São Lourenço, no dia 15 e Jaboatão dos Guararapes, dia 16.

As solicitações dos kits e da visita da Patrulha Digital podem ser feitas pelo telefone 147 ou pelo site (clique no link abaixo).

Com informações da Abert

Acesse: http://www.sejadigital.com.br