comunicação | Notícias

Rádios começam a ter streaming gratuito oferecido pela ABERT

A contratação do streaming gratuito oferecido pela ABERT às rádios associadas teve início na quinta-feira (1), e em uma semana já contou com mais de 100 solicitações.
07/03/2018

A contratação do streaming gratuito oferecido pela ABERT às rádios associadas teve início na quinta-feira (1º). As emissoras FM até 5k ou AM, mesmo as que migraram, independentemente da potência em FM, já podem usufruir do novo benefício, previsto no Convênio ABERT – CICLANO. Mas é preciso correr. Serão 500 streamings gratuitos por seis meses, com capacidade para 100 mil ouvintes simultâneos por emissora e 128 Kbps de qualidade.

“As rádios que ainda não garantiram seu streaming não podem perder tempo! Em apenas uma semana, tivemos quase 100 solicitações de streaming gratuito. A emissora que deixar para depois a participação no convênio pode ficar sem o benefício”, ressalta o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores.

Conheça o projeto

Rádios FM até 5k ou AM, inclusive as que já migraram: Com o streaming gratuito, a rádio terá um painel exclusivo com dados da audiência e possibilidade de adicionar spot antes da programação. Ou seja, será possível vender publicidade nesse espaço. Além disso, há um sistema que permite a transmissão de vídeo (câmera no estúdio) disponível de graça para as rádios que aderirem ao convênio. Após o prazo de gratuidade, a rádio pagará apenas R$ 27,93 por mês à CICLANO durante todo o período do convênio com a ABERT, nos próximos três anos.

Rádios FM acima de 5K: 85% de desconto na contratação do streaming. Essas rádios pagarão apenas R$ 0,12 por ouvinte simultâneo e, assim como as emissoras menores, terão qualidade de transmissão de 128 Kbps, possibilidade de adicionar spot antes da programação e acesso ao login exclusivo, com informações sobre audiência, plataformas nas quais o streaming está tocando e em quais regiões ou países os ouvintes estão escutando a programação online. As rádios maiores também terão um sistema que permite a transmissão de vídeo (câmera no estúdio) disponível gratuitamente.

Os radiodifusores que queiram participar do Convênio ABERT – CICLANO podem solicitar mais informações pelo email projeto@abert.org.br, pelo 0800.892.1121 ou pelo site http://abert.ciclano.io. Os streamings gratuitos são limitados!

Por que ter um streaming de qualidade?

“O streaming de qualidade garante a sobrevivência da rádio no ambiente digital. A ABERT percebeu isso por meio do integrador MobiAbert, onde há 2,4 mil streamings fornecidos pelas emissoras e alguns apresentam limitações, como poucos ouvintes simultâneos e baixa qualidade. Por isso, o convênio com uma empresa reconhecida de streaming é tão importante. Queremos garantir esse serviço com alta qualidade”, afirma Flores.

A falta de um fornecedor qualificado de streaming a preço acessível para a realidade das rádios brasileiras levou a ABERT, preocupada em investir na qualificação do associado, a buscar um convênio com uma empresa referência na área de tecnologia de streamings.

Para mais informações sobre a CICLANO, clique aqui.

O que é um streaming?

Streaming é um link que permite a transmissão da programação da emissora na internet. Sem esse link, a rádio transmite apenas pelas ondas tradicionais. Para ter a programação em apps, sites e redes sociais, a rádio, necessariamente, precisa de um streaming.

Existem também streamings de vídeo. No convênio ABERT – CICLANO, o radiodifusor terá possibilidade de transmitir som (programação ao vivo) e imagem (câmera no estúdio).

MobiAbert: mais oportunidades gratuitas para sua rádio

O projeto dá três opções para o radiodifusor transmitir a programação em diferentes plataformas.

• App integrador MobiAbert: O sistema é gratuito e reúne 2,4 mil rádios de todo o Brasil em um aplicativo disponível para smartphones iOS e Android. As emissoras possuem um login que dá acesso a diversas informações personalizadas e possibilidades de customização do espaço da rádio. É possível, por exemplo, interagir com os ouvintes e alterar links e informações. O internauta pode classificar e favoritar as emissoras que mais gosta, ver o que os amigos estão seguindo, acessar os portais de notícias G1 e ABERT e escolher a qualidade do áudio da programação. (Peça o login da sua rádio: mobiabert@abert.org.br)

• Portal integrador MobiAbert PLAY: É um site na internet, como uma rede social dirigida aos ouvintes. Reúne todas as emissoras presentes no app integrador e os sistemas são integrados: todas as ações realizadas no login do radiodifusor aparecem nas duas plataformas. Conheça: www.mobiabertplay.com.br

• App exclusivo: A rádio tem seu próprio aplicativo disponível para smartphones. A ABERT cobre os custos iniciais e ainda paga os primeiros 6 meses de manutenção para a rádio. Após esse período, a emissora passa a pagar apenas um salário mínimo por ano. Os apps exclusivos possuem espaços exclusivos para publicidade.

Para saber mais, acesse www.mobiabert.com.br. Quer participar do projeto ou pedir seu login gratuito? Envie um email para mobiabert@abert.org.br ou ligue 0800 940 2104.

Fonte: Abert

Acesse: http://www.mobiabert.com.br