comunicação | Notícias

TVU.png

TVU comemora 50 anos com lançamento de livro e novidades

Lançamento do livro ocorreu ontem (9) e fez parte da celebração do aniversário da emissora.
10/07/2018

A TV Universitária do Recife, administrada pela Universidade Federal de Pernambuco, completa 50 anos, no mês de novembro. A TVU é a mais antiga emissora educativa do Brasil, desde 1968, e opera no canal 11 (40 UHF digital). Retransmissora dos programas veiculados pela TV Brasil, a TVU abrange a região do Grande Recife e outras cidades de Pernambuco.

Atualmente, a TVU transmite os programas locais: Opinião Pernambuco, Realidades - Direitos Humanos e Cidadania, Sessão de Cinema Pernambucano, Na Direção Delas e 2 na Música, e os interprogramas: Agenda Pública e TVU no Campus.

Além disso, desde sua criação, definiu uma linha de programação que busca associar informação, cultura, lazer e educação. Ao longo dos anos esse modelo foi repensado, mas manteve o caráter da programação voltada para a discussão da comunicação pública. Desde 2013, o slogan da emissora é “Nossa TV Pública”.

Com a criação do Comitê de Conteúdo do NTVRU, em dezembro de 2014, cada vez mais, fortalece as práticas da comunicação pública no Brasil com a participação de representantes da sociedade civil nas decisões de conteúdo. A emissora também é espaço para a prática profissional de estudantes de Cinema e Audiovisual, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio, TV e Internet da UFPE, com um programa de bolsas orientado pelo próprio NTVRU.

LANÇAMENTO DE LIVRO CELEBRA 50 ANOS – Dentre as ações especiais para celebração dos 50 anos da emissora, está o lançamento do livro “TVU, Canal 11 – A primeira TV Educativa do Brasil”, ocorrido na noite da segunda-feira (9). O livro, escrito pela jornalista Maria Clara Angeiras, também publicitária e funcionária do NTVRU desde 1994, é fruto do estudo realizado durante seu mestrado em Educação na UFPE.

A publicação tem uma forte carga de pesquisa bibliográfica, imagens de registro, atas de reunião, entrevistas e uma série de detalhes políticos e comunicativos da época, que conta em detalhes o nascimento da primeira TV educativa do país. Outros eventos estão programados para ocorrer até o dia 22 de novembro, data oficial de aniversário da emissora.

DE CARA NOVA - convite da Direção Geral do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias, os grafiteiros Thiago Teas, Téo Armando e Carlos André do projeto Colorindo o Recife tiveram o desafio de expressar nas cores do grafite a relação da emissora com a cultura popular. A nova fachada do prédio, que homenageia a cultura e ícones pernambucanos como Luiz Gonzaga e Chico Science já pode ser conferida na sede da TV.

Para saber tudo o que está acontecendo na TVU Recife, acesse o facebook da emissora:

Acesse: https://www.facebook.com/tvurecife/