Comunicação

Notícias

  • Aos 91 anos, morre Antonio Abelin, um dos nomes mais importantes para a radiodifusão brasileira

    03/01/2019 - Comunicação Asserpe
    Antonio Abelin começou no rádio, quando ainda era adolescente, em Santa Maria (RS). Ele foi um dos nomes mais importantes para o desenvolvimento da Comunicação na cidade gaúcha.

    Faleceu na noite dessa terça-feira (01), de causas naturais, o jornalista Antonio Abelin, aos 91 anos, em Santa Maria (RS). Abelin foi o primeiro coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e fundador da Rádio Universidade. O jornalista começou sua carreira na Rádio Imembuí, quando ainda era adolescente, na cidade gaúcha. Em 1969, também participou da criação da Televisão Imembuí, que mais tarde se tornou RBS TV Santa Maria.

    Além de jornalista e professor universitário, Abelin era economista e publicitário. Entre os anos de 1974 e 1978, foi presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert). Em sua gestão, o Ministro das Comunicações do Brasil, Euclides Quandt de Oliveira, assinou o Plano Básico de Radiodifusão Brasileira.
    De 1978 a 1995, foi superintendente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). Com isso, em dezembro de 2013, a Abert inaugurou um espaço de convivência e eventos em sua homenagem.

    Abelin, multifacetado, também participou da vida pública. Entre 1960 e 1963, exerceu mandato de vereador em sua cidade e recebeu a honraria de “Vereador Emérito”, em 2013.

    Velório

    O corpo de Abelin foi velado na Capela do Cemitério Jardim Santa Rita, em Santa Maria. O sepultamento ocorreu às 16h30, no Cemitério Ecumênico Municipal.

    Antonio Abelin foi casado com Dona Cora, com quem teve três filhos (Angela, Lucy e Antônio Filho) e deixa oito netos.

    A Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), bem como a Associação das emissoras de Rádio e TV de Pernambuco (Asserpe) lamentamos o falecimento de Abelin e desejamos condolências a todos os amigos e familiares do comunicador.

    Fonte: Amirt