Avenida Montevideu, 172, Salas 907 e 908 - Boa Vista - Recife-PE
(81)3231.1492 / (81)9.9904-2240

Comunicação

Notícias

  • Pernambuco presente no ato que marca início da Faixa Estendida no Brasil

    03/05/2021 - ASSERPE
    Rádio Jornal Recife atendeu critérios e inicia operação em 7 de maio. ASSERPE participou da articulação com Ministério das Comunicações

    Pernambuco será um dos estados pioneiros no início das operações em Faixa Estendida no Brasil.

    O ato que autoriza o funcionamento em caráter experimental acontecerá dia 7 próximo, às 11h, no Ministério das Comunicações em Brasília, conduzido pelo Ministro das Comunicações, Fábio Faria. Na oportunidade deve ser autorizada também a definição da produção de 100% de smarthfones e celulares com o chip FM, outro pleito da Abert e Associações Estaduais.

    Em Pernambuco, a Rádio Jornal do Commercio será a primeira a operar em Faixa Estendida, na frequência 76,1 FM. Ela foi a única a atender todos os critérios apontados pelo Ministério. Nesta etapa experimental e enquanto tramita o projeto definitivo, a emissora mantém a transmissão também em Amplitude Modulada (AM).

    Registre-se, a oportunidade foi oferecida a todas as AMs de Recife após solicitação do Ministério das Comunicações. A Asserpe se encarregou da articulação.

    O Ministério exigiu: projeto técnico de migração para Faixa Estendida avançado e condições de iniciar experimentalmente até 7/5.

    A Asserpe participou da articulação com o Ministério das Comunicações e sondou todas as emissoras AM de Recife. "Discutimos possibilidades com todas as emissoras. A ideia sempre foi ter o maior número possível. De toda forma, é um marco histórico colocar Pernambuco entre os poucos estados que abrem as transmissões em faixa estendida. E continuaremos dando suporte técnico e institucional aos demais prefixos", destacou o presidente da entidade, Nill Júnior. O Sistema Jornal do Commercio tem sido representado por Mônica Carvalho.

    Para que se tenha ideia da importância do ato, apenas dez emissoras do Brasil conseguirão iniciar operações na Faixa Estendida. Dessas, cinco são fruto de processo de migração e cinco são novos canais quejá nascem na nova faixa.

    Entenda a faixa estendida: a implementação da faixa estendida FM ganhou força com a Portaria Interministerial nº 68/2017, que estabeleceu a mudança do processo produtivo envolvendo os aparelhos de áudio e vídeo na Zona Franca de Manaus.

    O texto previu a transformação de todos os aparelhos cujo uso é destinado para a recepção das ondas do tipo FM (frequência modulada) com a obrigatoriedade de adotar a habilidade de recepção de frequências variáveis entre 76 MHz e 108 MHz.

    A faixa estendida consiste em um dial que utiliza canais que apresenta uma variação de 76.1 MHz até 87.5 MHz. Até então, as emissoras de rádio FM usavam faixas entre 87.7 MHz até 107.9 FM.

    A efetivação dessa mudança é necessária, pois o dial FM de diversas localidades não conseguia comportar a absorção de novas emissoras. A faixa de 76 MHz até 88 MHz surgiu como uma estratégia para abrigar as emissoras de rádio que vão migrar para o sistema FM e que não puderem obter espaço na linha atual — aproximadamente 1,2 mil emissores conseguiram a versão atual, enquanto cerca de 400 vão para a nova faixa.

    A migração de rádios que atuam na faixa AM para o espectro do tipo FM tem o objetivo de melhorar a operação das emissoras de rádio que não conseguem operar de forma adequada devido ao abandono do dial — há a ocorrência de interferências na faixa AM que não permitem a plena sintonia pelos ouvintes.

    Assim, a passagem para FM garante que as emissoras ofereçam uma sintonia mais simplificada e com um áudio de melhor qualidade.

    Essa mudança foi necessária devido ao processo de digitalização da TV com o objetivo de amparar o segmento brasileiro de radiodifusão que passa a ter equipamentos compatíveis e com sinal ampliado para trabalhar.

    Isso porque as empresas fabricantes de eletroeletrônicos passaram a produzir rádios FM que tenham a capacidade de sintonizar essa faixa estendida FM.

    A indústria automotiva já vem oferecendo modelos de veículos com rádios que apresentam o dial estendido — garantindo, assim, a recepção na faixa ampliada.

Outras Notícias

23/08/2023

Volta do fala Norte Nordeste...

22/08/2023

Reunião da ASSERPE é destaque...

22/08/2023

ASSERPE e Escritório de Mídia...

22/08/2023

Recife sedia Encontro ASSERPE...

15/08/2023

ASSERPE representada em...

14/08/2023

Fala Norte/Nordeste 2023

03/08/2023

Associados ASSERPE tem...

26/05/2023

ASSERPE debate organização e...

25/05/2023

Presidente da ASSERPE tem...

11/05/2023

Convênio ABERT-ECAD é renovado

10/04/2023

MCom apresenta balanço de 100...

09/04/2023

Governo anuncia diretrizes...