Na última quinta (19) aconteceu mais uma reunião virtual Asserpe, através do aplicativo Zoom. Pela importância dos temas, a reunião teve seu início antecipado para as 16 horas e contou com cerca de 60 radiodifusores e alguns representantes de associações de outros estados, como Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.
Na primeira hora, o convidado foi CEO da Duyu Media Intelligence, Francisco Neves. Ele atua desde 2004 como especialista em Inteligência Artificial e Business Intelligence. É professor universitário e coordenador de MBA Oracle database.
O Duyu é uma startup de Media Intelligence que usa inteligência artificial para monitorar, analisar, entender tudo é veiculado em canais de TV aberta, fechada e rádios ao redor do planeta.
Se apresenta como empresa com tecnologia, de alta escalabilidade, inteligência artificial própria e baixo custo em relação às empresas tradicionais.
A Duyu não retransmite conteúdos, mas entrega informações estratégicas sobre a veiculação de músicas, anúncios publicitários, conteúdo de tudo que é falado e até mesmo de forma inovadora, o aparecimento de logomarcas na TV.
Francisco explicou que o processo de auditagem de mídia consegue monitorar a execução de spots comerciais em emissoras de rádio, músicas na programação e até marcas na TV. "É possível até monitorar quando a marca apareceu em um jogo de futebol, de que lado da tela e por quanto tempo", explicou.
Ele fez uma apresentação da plataforma e defendeu o seu modelo como um dos melhores custos benefícios do mercado.
Na segunda hora, o tema ECAD e Radiodifusão, com a nova Gerente da Unidade PE/RN/PB/AM, Giselle Pinto da Luz foi abordado. Ela falou da renovação do convênio com a ABERT, que beneficiou as emissoras de rádio associadas, com condições diferenciadas.
Dentre elas, prorrogação do convênio por dois anos, até 1º de maio de 2023; não incidência de correção monetária no ano de 2021, redução das parcelas com vencimento em maio, junho e julho de 2021, no valor de 30% cada (25% do convênio ABERT-ECAD + 5% em razão da crise de COVID-19).
A partir deste mês de agosto, as demais parcelas tem o desconto padrão do convênio ABERT-ECAD, de 25%. Ela ainda detalhou condições especiais para emissoras inadimplentes que tenham ou não evoluído para a esfera judiciais. Esses descontos podem ser negociados diretamente com a entidade e podem alcançar até 50%.
Giselle tirou dúvidas de radiodifusores sobre a interrupção da exibição de músicas em redes sociais como Facebook e YouTube, explicando que essa interrupção, quando ocorre, não tem relação com o ECAD.
Também se colocou a disposição para avaliar negociações pontuais, que não estejam no hall do programa de descontos apresentados, deixando claro que situações específicas necessitam de análise do núcleo nacional da entidade.
O presidente da ASSERPE, Nill Júnior, voltou a destacar a luta por cada vez mais sensibilidade do ECAD nas negociações, garantindo o direito autoral sem inviabilizar economicamente as emissoras.
Outra boa notícia foi a de que em outubro, a depender do avanço da queda nos indicativos da economia deve ocorrer a primeira reunião presencial depois desse ciclo de isolamento social. A data será confirmada pela entidade.