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Comunicação

Mídias

  • Pioneirismo: Uso de cartão de crédito facilita comercialização de mídia

    O uso do cartão de crédito em compras a atacado e varejo é uma realidade em muitos setores da economia já há algum tempo. No entanto, a radiodifusão ainda não havia acompanhado essa evolução. Com o objetivo de facilitar e estimular a comercialização de mídia nas emissoras de rádio e TV do Estado, a Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) deu um passo pioneiro e firmou com a empresa Cielo uma parceria que proporciona às emissoras associadas à Asserpe a comercialização de mídia com o pagamento efetuado através do cartão de crédito. A máquina da Cielo, adquirida pela Asserpe, é compatível com a maioria das bandeiras comerciais brasileiras e internacionais.

    A partir do uso do cartão, as emissoras podem oferecer outras facilidades para as agências e os anunciantes em geral, como descontos especiais para pacotes de períodos mais longos e também o parcelamento da fatura. Além disso, há um ganho operacional com a transferência para a prestadora de serviço a avaliação de credito do anunciante, que antes também era atribuição das emissoras. De acordo com Andréa Canto, gerente comercial da Asserpe, a iniciativa tem como norte a inserção dos pequenos e médios clientes no mercado de anunciantes da radiodifusão pernambucana. “É uma iniciativa que vem para facilitar bastante para os chamados “clientes diretos”, ou seja, aqueles de pequeno e médio porte que não têm agência de publicidade. Pois com o cartão eles têm a opção de pagar com o cartão coorporativo da emissora ou até mesmo com o pessoal, mas parcelado. Além de diminuir muito um grande problema das negociações de mídia: O prazo de pagamento”. Adiantou Andréa.

    Para o presidente da Asserpe, Cleo Nicéas, a implantação do uso do cartão de crédito funciona também como um modelo a ser seguido pelas emissoras. “Implantamos esse modelo aqui na Asserpe para servir de experiência para as emissoras. A partir daí, ao perceberem a facilidade proporcionada pelo uso do “dinheiro de plástico” vão poder levar para suas rotinas comerciais o modelo, já com certa experiência nas negociações e no uso da ferramenta.”, afirmou Cleo. De acordo com ele também, no Nordeste outras empresas de comunicação já fazem uso do cartão de crédito, como a rede Bahia de TV. No entanto o pioneirismo é creditado a TV Asa Branca, de Caruaru.

    A partir do mês de março, a Asserpe irá divulgar nos principais veículos de comunicação do estado uma campanha de divulgação do novo sistema de comercialização. De acordo com Cleo Nicéas, a idéia é esclarecer para o mercado como funciona o sistema e também as facilidades que ele proporciona.