Avenida Montevideu, 172, Salas 907 e 908 - Boa Vista - Recife-PE
(81)3231.1492 / (81)9.9904-2240

Comunicação

Mídias

  • Emissoras levam folia de Pernambuco para todo o Brasil

    O Carnaval pernambucano é uma das festas populares mais democráticas do Brasil. O nosso Carnaval une gerações, classes sociais, e até mesmo diferenças raciais e religiosas são esquecidas durante o período carnavalesco. Em todo o Estado, são vistas manifestações culturais de todos os tipos, cada uma com sua peculiaridade. Do litoral ao sertão, o Carnaval de Pernambuco é sempre uma grande festa de cores e multidões.

    Em Pernambuco, a folia de Momo é feita por blocos de rua, que arrastam milhões de pessoas pelas ruas da capital, troças carnavalescas que sobem e descem as ladeiras da Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, Olinda. Em Nazaré da Mata, o Encontro de Maracatus faz a sua festa. Em Bezerros, a atração são os famosos e tradicionais papangus. Já em Salgueiro, o bloco da Bicharada do Mestre Jaime dá o tom de tradição ao festejo popular. Em Triunfo, a brincadeira dos caretas já é cultuada há anos por moradores. Enfim, é uma das maiores festas populares do mundo, um Carnaval verdadeiramente multicultural.

    E para o folião não perder nada dessa folia, as emissoras associadas à Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) fizeram uma elogiada cobertura em vários polos de animação espalhados por todo o Estado. Coberturas ao vivo, repórteres na rua, o calor do povo e a alegria de transmitir o Carnaval transformaram muitos profissionais nas rádios e TVs de Pernambuco.

    Em Caruaru, a Rádio Liberdade deu um show na cobertura do Carnaval de Bezerros, onde a festa é dos papangus, e também na própria cidade, que mantém a tradição dos blocos carnavalescos de rua. Ainda no interior do Estado, a rádio Salgueiro FM esteve presente nos quatro cantos da cidade com repórteres espalhados por todos os polos da folia na região. A rádio faz a cobertura do Carnaval de Salgueiro há 4 anos e, em 2011, montou um estúdio em um lugar estratégico: ao lado do palco principal da região e por onde passaram os blocos de rua e trios elétricos. Com isso, a emissora conseguiu transmitir grandes shows ao vivo e com uma qualidade sonora sensacional.

    A TV Jornal também foi destaque na cobertura do Carnaval. Presente em todos os polos do Recife e no interior, a novidade de 2011 foi o camarote que a emissora coordenou junto com uma marca de cerveja, no prédio da Associação Comercial de Pernambuco, no Marco Zero do Recife, foco principal do Carnaval da capital. A emissora transmitiu shows e fez flashes ao vivo do local, além de entrevistas. Pelo palco do Marco Zero, passaram artistas como Lenine, Maria Gadú, Alceu Valença, Hermeto Pascoal, Vanessa da Mata, Yamandú Costa, entre muitos outros.

    Outra emissora que fez do nosso Carnaval uma grande festa foi a Globo Nordeste, que transmitiu shows ao vivo e fez a cobertura do Carnaval 2011 em Pernambuco. Uma equipe com mais de 250 profissionais transmitiu mais de 20 horas de folia para todo o Brasil e outros 115 países. Um dos destaques da cobertura da emissora foi o desfile do maior bloco carnavalesco do mundo: o Galo da Madrugada, que todos os anos arrasta mais de 1,5 milhão de pessoas pelas ruas do centro do Recife. Para mostrar com detalhes essa festa, a Globo NE contou com uma ótima estrutura: foram 20 câmeras exclusivas mostrando o desfile do bloco.

    A Asserpe parabeniza todos os funcionários e emissoras participantes da cobertura do Carnaval 2011 de Pernambuco, um Carnaval de cores e sensações.