TV Aberta: 75 anos de história, cultura e conexão

Bastidores da TV Tupi – Wikimedia Commons

No dia 18 de setembro celebra-se o Dia Nacional da TV, data que marca o aniversário das primeiras transmissões da televisão aberta no Brasil. Em 1950, quando o empresário Assis Chateaubriand inaugurou a TV Tupi em São Paulo, nascia um novo capítulo na comunicação do país.

O Brasil foi o primeiro da América Latina a ter televisão, apenas dois anos após o início oficial das transmissões nos Estados Unidos. A estreia trouxe encanto e curiosidade: poucas famílias possuíam aparelhos em casa, e muitos assistiam às primeiras imagens reunidos em praças, lojas ou bares.

A TV que marcou gerações

Desde então, a televisão aberta se consolidou como um dos meios de comunicação mais influentes, capaz de informar, entreter e aproximar milhões de pessoas. Grandes marcos da nossa história foram vistos pela tela: da Copa do Mundo de 1970 ao movimento das Diretas Já, do drama da pandemia às alegrias das festas populares transmitidas ao vivo.

Imagem: Reprodução / Internet

Cultura e identidade

Mais que um canal de notícias e entretenimento, a TV aberta ajudou a formar a identidade cultural do povo brasileiro. Novelas, programas de auditório, telejornais, festivais musicais e transmissões esportivas fizeram parte da memória afetiva de várias gerações, traduzindo costumes, sotaques e tradições regionais.

Pernambuco na tela

Em Pernambuco, a televisão aberta sempre foi espaço de valorização da cultura nordestina. Do frevo ao São João, do maracatu às transmissões esportivas, a TV ajudou a levar a diversidade cultural do Estado para todo o país, aproximando público e tradição.

Imagem: Reprodução / Internet

Um meio que se reinventa

Mesmo com a chegada da internet e das plataformas digitais, a TV aberta segue como um meio democrático, gratuito e acessível, presente em mais de 96% dos lares brasileiros. Ao longo das décadas, se reinventou com a transmissão digital, a interatividade e a integração com novas mídias, mantendo-se relevante e indispensável.

Celebrar a TV é celebrar o Brasil

Em 2025, comemoramos 75 anos da televisão aberta no Brasil. Uma história de emoção, cultura, informação e proximidade que faz parte da vida de todos nós. Celebrar o Dia da TV é reconhecer esse papel essencial na construção da nossa identidade e reafirmar a importância de um meio que segue aberto para você.

Compartilhe este momento em homenagem à televisão aberta, meio sempre presente na vida do brasileiro.

Para veiculação gratuita pelas emissoras e nas redes sociais, basta clicar em:

https://drive.google.com/drive/folders/1D16YYsEHFnkbpLJck-MdVskigIVdg8Rt?usp=sharing

A campanha “Aberta Pra Você” – TV ano 75 é um desdobramento da campanha TV ano 70, lançada em 2020, em plena pandemia de COVID-19, quando a população brasileira e mundial estava em isolamento físico.